AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA DE LEITURA TEXTUAL
COLEÇÃO ANELE – VOLUME 5
AUTORAS: Fabiane Puntel Basso; Camila Schorr Miná, Luciane da Rosa Piccolo e Jerusa Fumagalli de Salles.
ÁREA DE AVALIAÇÃO: Neuropsicológica
FINALIDADE: Avaliar as habilidades de fluência de leitura textual de um texto narrativo e identificar possíveis dificuldades de fluência de leitura oral. Verificar pontos fortes e fracos na fluência de leitura e possibilitar o monitoramento da evolução do desempenho.
É um instrumento de avaliação construído em abordagem neuropsicológica que pode ser utilizado nos contextos de pesquisa, clínico, educacional ou em demais situações em que haja a necessidade de avaliação da fluência de leitura textual.
Destina-se aos profissionais da área da saúde e educação, incluindo médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e professores.
POPULAÇÃO: Destinado a crianças brasileiras, de 7 a 10 anos, estudantes de 2º ao 4º ano escolar do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas.
FORMA DE APLICAÇÃO: Individual.
TEMPO DE APLICAÇÃO: O instrumento conta com duas versões: uma completa e outra reduzida (análise do primeiro minuto de leitura). A avaliação não possui tempo limite, mas estima-se que a aplicação da versão completa dure aproximadamente 10 minutos.
MATERIAL:
- 1 Conjunto de Cartões (História e Questionário)
Tema |
Características |
Fluência, Leitura Textual |