AUTOR: Mario Rodrigues Louzã Neto
SINOPSE;
Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde
Esquizofrenia é um transtorno mental geralmente grave, de grande relevância em termos de saúde pública. Atinge o adolescente ou o adulto jovem no momento em que está se preparando para começar a vida de forma independente. As estatísticas mostram que cerca de 0,8% das pessoas é afetada pela doença, independentemente de sexo, cor, raça e condição socioeconômica. Isso significa algo em torno de 1,7 milhão de pessoas com esquizofrenia no Brasil.
Trata-se de uma doença em geral crônica, de longa duração, que o indivíduo poderá ter por toda a vida, e que muitas vezes traz limitações nem sempre muito bem compreendidas.
Esquizofrenia é ainda hoje uma palavra carregada de preconceitos e estigmas. O primeiro passo para vencer esses preconceitos é a informação. Eis o objetivo deste livro: trazer informações científicas sobre a doença mental denominada esquizofrenia.
Destinado a pacientes, familiares e profissionais da saúde, este guia tem como objetivo mais valioso enfatizar que a esquizofrenia, embora possa tornar a pessoa dependente de acompanhamento e cuidado para que possa levar uma vida normal, é uma doença como outra qualquer. Esse entendimento é fundamental para o próprio portador e para todos os envolvidos mais diretamente com ele.
SUMÁRIO
1 Doenças mentais: mitos e preconceitos
2 Doença, distúrbio, desordem ou transtorno?
3 Normalidade e doença
4 Esquizofrenia: uma doença mental
5 Quais são as causas da esquizofrenia?
6 Tratamento: em busca da reintegração
7 O portador de esquizofrenia e sua família
8 Esquizofrenia e outros transtornos mentais (comorbidades)
9 Respostas às perguntas mais frequentes sobre esquizofrenia
10 Esquizofrenia e arte
11 Dicas para os familiares
12 “Pílulas” sobre esquizofrenia