Terapia Cognitiva de Beck
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Autor: Frank Wills
SINOPSE
Esta obra explora as principais contribuições feitas por Aaron T. Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), apresentando um relato conciso do trabalho do autor no contexto de sua história pessoal e profissional.
Frank Wills considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das psicopatologias e, em seguida, explora as sugestões de Beck sobre os melhores métodos de tratamento. Ao longo da obra, pontua-se em que difere o pensamento de Beck das outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Parte I - Teoria:
Capítulo 1. A terapia cognitiva é organizada em torno de uma formulação.
Capítulo 2. Diferentes áreas problemáticas na terapia cognitiva são definidas por temas cognitivos específicos.
Capítulo 3. A terapia cognitiva varia de acordo com as áreas nas quais é aplicada.
Capítulo 4. O funcionamento cognitivo é organizado em torno da existência de esquemas profundos.
Capítulo 5. É útil compreender os fundamentos evolutivos dos problemas psicológicos.
Capítulo 6. Beck descreveu uma variedade de níveis e tipos de cognições.
Capítulo 7. As distorções cognitivas desempenham um papel fundamental nos problemas emocionais, mas não são necessariamente "irracionais".
Capítulo 8. As imagens também contêm elementos-chave das distorções cognitivas.
Capítulo 9. Cognição, emoção e comportamento interagem com influência mútua e recíproca entre si.
Capítulo 10. Comportamentos de segurança, como evitação, busca de reasseguramento e hipervigilância, desempenham papel fundamental na manutenção da ansiedade.
Capítulo 11. Estratégias que abordam o viés atencional negativo fortalecem o modelo da terapia cognitiva.
Capítulo 12. Metacognição — a maneira como as pessoas pensam a respeito do pensamento — também influencia a maneira como se sentem e se comportam.
Capítulo 13. Promover a atenção plena (mindfulness) e consciente dos pensamentos negativos provavelmente constituirá uma parte importante da terapia cognitiva no futuro.
Capítulo 14. A epistemologia beckiana tem um processo claro para o desenvolvimento de conhecimento terapêutico adequado para os terapeutas cognitivos.
Capítulo 15. O desenvolvimento de protocolos e a especificação de habilidades provaram ser fatores importantes na ligação entre a teoria e a prática da terapia cognitivo-comportamental.
Parte II - Prática:
Capítulo 16. Terapeutas cognitivos usam a formulação para focar o trabalho terapêutico.
Capítulo 17. Terapeutas cognitivos, como outros, usam a formulação para lidar com questões interpessoais e de aliança.
Capítulo 18. A terapia cognitiva requer uma relação terapêutica sólida.
Capítulo 19. Os terapeutas cognitivos enfatizam a importância da colaboração na relação terapêutica.
Capítulo 20. A terapia cognitiva é breve e limitada no tempo.
Capítulo 21. A terapia cognitiva é estruturada e diretiva.
Capítulo 22. A terapia cognitiva é orientada para problemas e objetivos.
Capítulo 23. A terapia cognitiva enfatiza inicialmente o foco no presente.
Capítulo 24. A terapia cognitiva utiliza um modelo educativo.
Capítulo 25. A tarefa de casa é uma característica central da terapia cognitiva.
Capítulo 26. Os terapeutas cognitivos ensinam os clientes a avaliar e a modificar seus pensamentos.
Capítulo 27. A terapia cognitiva utiliza vários métodos para alterar o conteúdo cognitivo.
Capítulo 28. A terapia cognitiva utiliza uma variedade de métodos para mudar os processos cognitivos.
Capítulo 29. A terapia cognitiva utiliza uma variedade de métodos para promover mudanças comportamentais.
Capítulo 30. Os terapeutas cognitivos desenvolveram a avaliação da competência do terapeuta.
Conclusão
Referências
Índice