Subjetividade e aprendizagem - Contribuições da psicanálise e da psicologia histórico-cultural
Código/SKU: Hogrefe
Leia maisR$ 75,00
1x de R$ 75,00 sem juros nos cartões
- Sem impostos: R$ 75,00
- Disponibilidade: 3
Autores: Marjorie Cristina Rocha da Silva/ Marisa Irene Siqueira Castanho (Orgs.)
Sinopse:
As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.
Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.
Os autores procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.
Tema | |
Características | Aprendizagem |