DESCRIÇÃO
Neste curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS
Geral:
Instrumentalizar psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde e da educação em geral a usarem o TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial de aplicabilidade.
Específicos:
- Aprofundar bases teóricas e metodológicas da construção dos conjuntos instruções-estímulos dos três subtestes do TDE II para otimizar sua interpretação;
- Abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem, a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;
- Explicitar os padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita, Aritmética e Leitura do TDE II, modalidade individual, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;
- Instrumentalizar profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II, modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino Fundamental;
- Ilustrar a interpretação do TDE II com um caso de criança com queixas de aprendizagem.
PROGRAMA
Módulo 1:
- Histórico do TDE ao TDE II
- Objetivos do TDE
- Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)
Módulo 2.1: Evidências psicométricas e clínicas do TDE II
- Que estudos foram feitos
- Para que eles servem na prática
- Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais produtiva e completa análise das respostas
Módulo 2.2: Das dificuldades aos transtornos específicos de aprendizagem
- Critérios Diagnósticos
- O uso do TDE II neste contexto de diagnóstico
Módulo 3: Subteste Escrita - Individual
- Aplicação real
- Registro
- Pontuação
- Interpretação
Módulo 4: Subteste Aritmética - Individual
- Aplicação real
- Registro
- Pontuação
- Interpretação
Módulo 5: Subteste Leitura - Individual
- Aplicação real
- Registro
- Pontuação
- Interpretação
Módulo 6: Integração, devolução e redação dos resultados do TDE II
Módulo 7: Subtestes Escrita e Aritmética - Coletivo
- Aplicação real em uma turma de reforço
- Registro
- Pontuação
- Interpretação
Módulo 8: Aplicabilidades e Limitações: múltiplas vantagens
CARGA HORÁRIA
04 Horas*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
DADOS DE ACESSO
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 02 anos.
***Curso totalmente on-line:
Após a confirmação da inscrição, em até 01 dia útil o aluno receberá um e-mail automático de confirmação da inscrição e informações iniciais, como link, login e senha para acessar a Plataforma EAD.
É importante que o aluno verifique também sua caixa de Spam/Lixo Eletrônico; Observando que passará a contar somente após a confirmação do pagamento e da autenticidade de seus dados.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.