Distúrbio do Processamento auditivo - O que é?
Código/SKU: Booktoy
Leia maisR$ 70,00
1x de R$ 70,00 sem juros nos cartões
- Sem impostos: R$ 70,00
- Disponibilidade: Sob consulta
As unidades deste item encontram-se fora de estoque.
Autoras: Regina Céli Schettini / Tereza Cristina de Mendonça Rocha / Zenilda Lúcia D. de Moraes Almeida
Sinopse:
Na clínica fonoaudiológica nos deparamos com grande interesse dos pais e educadores por informações sobre DPA (Distúrbio do Processamento Auditivo).
Depois da 1° edição do nosso livro de “Exercícios para o Desenvolvimento de Habilidades do Processamento Auditivo", feito para o trabalho clínico fonoaudiológico, surgiu o desejo de produzir este novo livro para pais e professores, com uma linguagem clara e acessível, com o intuito de sanar possíveis dúvidas sobre o tema.
De acordo com pesquisas científicas realizadas, ficou comprovado que há uma ligação entre DPA e Distúrbio de Aprendizagem.
Os DPA estão intimamente relacionados a dificuldade na linguagem oral e escrita (Musiek, 1989; Northern & Dows, 1989). A audição é a principal via de entrada para a aquisição da linguagem oral (receptiva e expressiva) e, conseqüentemente, da leitura escrita. As alterações no processamento auditivo levam, assim, a repetidos insucessos escolares e a baixa auto-estima.
Crianças com distúrbio do processamento das informações auditivas têm maiores dificuldades para compreender a fala na presença de ruído (Katz, 1997).
Algumas dessas crianças (com disfunção no processamento auditivo) só compreendem aquilo que lhes é falado se estiverem num ambiente favorável, isto é, silencioso. Caso contrário, dispersam-se facilmente com o ruído de fundo, não acompanham uma conversa com mais de dois interlocutores ou precisam de que a informação seja repetida (Pereira, 1997). Infelizmente, esta não é a realidade das salas de aula das nossas escolas.
Todos que convivem diretamente com uma criança que apresenta DPA devem ser orientados quanto ao que é o processamento auditivo, qual a alteração apresentada e como estimular as habilidades envolvidas.
Com a finalidade de ajudar essas crianças a superarem as dificuldades, nasce em nós o desejo de nos unirmos aos pais e professores e, assim, contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento das habilidades da linguagem oral e escrita através das orientações aqui propostas.
Sumário:
Apresentação
Capítulo I
Processamento Auditivo Central - O que é?
Capítulo II
Distúrbio do Processamento Auditivo - DPA
Capítulo III
Prevenção do DPA
Capítulo IV
Manifestações Comportamentais
Capítulo V
Orientações aos Professores
Capítulo VI
Orientações aos Pais
Capítulo VII
Recomendações para os exercícios anexos
Anexos
Tema | |
Características | Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Aprendizagem |