Criança com TDAH - Estratégias de enfrentamento diante do estresse
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Sinopse:
A literatura nacional e internacional, especializada nos estudos a respeito do TDAH e subtipos esclarece a dificuldade em se diagnosticar o transtorno, visto a necessidade de indícios do mesmo em mais de um ambiente, bem como a manifestação do estresse no infante e suas estratégias de enfrentamento. Deste modo, a proposta em questão trás à tona a relevância de investigações abrangendo a temática, devido à grande quantidade de discordâncias entre o desenvolvimento dos sinais preditivos e sua manifestação, os indicativos de estresse e as estratégias de enfrentamento utilizadas por estas crianças no contexto escolar.
Os dados coletados receberam abordagem quanti-qualitativa conforme evidenciado nas figuras, quadros e nas inferências extraídas dos resultados. Por meio do Protocolo para Hipótese Diagnóstica para o TDAH foi possível fazer o levantamento de sinais preditivos para o TDAH. Para detectar ocorrência de indicativos de estresse no infante foi utilizado o Inventário de Estresse Infantil (ESI), o qual forneceu respaldo para o conhecimento da emissão de comportamentos inadequados, diante da vivência da quebra do equilíbrio no funcionamento normal da criança.
A recuperação deste desequilíbrio exige a utilização de estratégias de enfrentamento, cujo uso depende da forma e como a criança vivencia o estressor, a idade que apresenta os sinais preditivos para o TDAH e subtipos e o contexto em que se encontra, vista sua influência no enfrentamento. A análise destas estratégias envolveu então, a categorização em Ação, Acting Out ou Fuga/Esquiva. Para a categorização das estratégias utilizou-se do questionário Presença de Estressores no Contexto Escolar. Com isso, participaram da pesquisa 15 crianças do sexo masculino com sinais preditivos para o TDAH e subtipos, com indicativos para estresse presente em uma das fases do modelo quadrifásico (alarme, resistência, quase-esxautão e exaustão). Além disso, foram analisados os Estilos de Confronto (Agressivo, Assertivo ou Passivo). Os resultados mostram que, conforme o processo maturacional, associado a fatores do meio (9 e 10 anos) os sinais preditivos para o TDA e TDAH tendem a se intensificar, porém, os indicativos de estresse encontram-se, em grande maioria na fase de alarme.
Contudo, mesmo com o avanço da idade as crianças em questão não se utilizaram de um rol de estratégias de enfrentamento mais complexo, ficando esse restrito às crianças de menor idade (7 anos), cujos sinais preditivos para o TDH foi o que prevaleceu.
Tema | |
Características | TDAH |