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- Disponibilidade: 10
AUTORES: Amanda Douat Cardoso, Elizeu Coutinho de Macedo
A nomeação de estímulos alternados é definida como a habilidade de nomear, o mais rápido possível, estímulos de diferentes categorias semântica que estão visualmente apresentados os integrando com suas representações verbais e fonológicas. Este tipo de tarefa indica quão rápido se dá a integração de processos visuais linguísticos, atencionais e executivos, fornecendo então uma das medidas mais sensíveis para diferenciação entre bons e maus leitores.
O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados NOMEA visa estimar a habilidade do examinando em ver estímulos visuais de diferentes categorias semânticas e nomeá-los de forma seriada, acurada e rápida. Assim, o NOMEA apresenta uma medida relevante para a identificação precoce de riscos de dificuldades em leitura e aprendizado em crianças, bem como para avaliar processos vinculados à fluência de nomeação e de leitura, assim possibilitando o uso como instrumento diagnóstico.
É um teste individual dividido em 3 subtestes - NOMEA-CO (cores e objetos), NOMEA-LN (letras e números) e NOMEA-LNC (letras, números e cores) – com 10 estímulos de treino e 50 estímulos de teste em cada, sua aplicação não possui limite de tempo, mas em geral dura em torno de 10 minutos. É adequado para crianças de ambos os sexos, entre 6 e 14 anos de idade, estudantes de escola pública ou privada. Recomenda-se que sua aplicação seja realizada em uma única sessão com ambiente propício, ou seja, com privacidade, iluminação e níveis sonoros adequados. É um teste multidisciplinar que pode ser aplicado por profissionais da saúde ou da educação
OBJETIVO:
O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados (NOMEA) visa avaliar a capacidade do indivíduo de reconhecer e nomear com precisão e rapidez símbolos visuais de categorias semânticas distintas. Essa habilidade é crucial para a detecção precoce de possíveis dificuldades de leitura em crianças, além de fornecer insights sobre os processos subjacentes à fluência de nomeação e leitura, que são componentes essenciais do sistema de recuperação de palavras. Além disso, o NOMEA também pode ser utilizado como uma ferramenta de diagnóstico. O teste é composto por três subtestes distintos: nomeação de cores e objetos, nomeação de letras e números, e nomeação de letras, números e cores em conjunto.
PÚBLICO-ALVO:
O instrumento é destinado a crianças e adolescentes entre os 6 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas ou particulares.
AMOSTRA
A amostra brasileira foi composta por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, com 54,4% de meninos e 45,6% de meninas. A maioria dos participantes estava no Ensino Fundamental I (84,1%), enquanto 15,9% estavam no Ensino Fundamental II. Quanto ao tipo de escola, a maioria dos participantes frequentava escolas particulares (84%), com 16% provenientes de escolas públicas.
VALIDADE
Para obtenção de evidências de validade, são apresentados estudos de validade convergente. A validade convergente foi estabelecida a partir da análise de correlações entre as medidas de inteligência, linguagem oral, leitura, escrita e velocidade de processamento. Correlações com teste de inteligência variaram cerca de 0,3, com testes de linguagem de 0,24 a 0,81, testes de leitura de 0,12 a 0,54, testes de escrita de 0,25 a 0,51 e velocidade de processamento de 0,14 a 0,64.
ADMINISTRAÇÃO
O NOMEA é um instrumento de desempenho e deve ser administrado individualmente. Não há limite de tempo de aplicação, mas leva em média 10 minutos para ser concluído. Recomenda-se que seja administrado em uma única sessão, em um ambiente com privacidade, iluminação e luminosidade adequados, onde a criança se sinta confortável para realizar as tarefas.
CONTEXTOS E PROPÓSTICOS:
O NOMEA pode ser utilizado em contextos educacionais e clínicos, na detecção de déficits primários na leitura e escrita através de tarefas que envolvam maior complexidade cognitiva e exijam maior controle executivo do avaliando.
NORMAS
As normas do NOMEA são apresentadas em percentil para a amostra completa, fornecendo escores tanto para o tempo de nomeação quanto para o número de erros. A pontuação do teste é calculada manualmente.
MATERIAL;
-Tabuleiro