Manual prático de terapias cognitivo-comportamentais
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AUTORAS: Ilana Andretta, Margareth da Silva Oliveira
SINOPSE:
Entre as diversas práticas da psicologia, a clínica tem sido, desde seus primórdios, a área com maior interesse e ênfase dos alunos nas graduações. São diversos os modelos que fundamentam e sustentam essa prática. As terapias cognitivo-comportamentais (TCC) destacam-se como um modelo de psicoterapia baseado na relação entre os processos cognitivos, experienciais e comportamentais, que vêm se desenvolvendo nos últimos anos, embasadas nas práticas baseadas em evidências.
O Manual Prático de Terapias Cognitivo-Comportamentais surge em decorrência do crescimento e avanço teórico-prático das TCCs. Esta obra objetiva auxiliar terapeutas iniciantes, bem como atualizar os mais experientes sobre como melhor atender seus pacientes. O livro, em seus capítulos iniciais, revisita os construtos teóricos e a epistemologia das TCCs.
Em seguida, os capítulos abordam como aplicar a prática em diversos contextos, contemplando diferentes populações na atualidade. Sob uma perspectiva psicoeducativa, eles trazem informações atualizadas sobre pesquisas e sobre cada tópico analisado, além de um resumo e questões norteadoras para facilitar a aprendizagem. Os autores dos capítulos são referências em suas áreas de atuação e trabalham com pesquisas sobre diversos temas. As organizadoras, fundamentadas em suas práticas como clínicas, professoras e pesquisadoras, visam fornecer aos leitores um material que certamente será útil em suas próprias práticas.
As terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) representam uma grande família de modelos psicoterápicos baseados em evidências, os quais compartilham aspectos comuns e divergências em suas bases teóricas, bem como na prática clínica. Os aspectos comuns estão nas estruturas de significado e nos processos de elaboração da informação, nos quais a percepção dos eventos (cognições) influencia e é influenciada pelas emoções e pelo comportamento. A ênfase no comportamento, na emoção ou na cognição caracteriza as principais diferenças teóricas e práticas entre esses vários modelos. Tais diferenças, no entanto, não impedem a sua utilização na clínica de forma integrada.
O Manual prático de terapias cognitivo-comportamentais representa uma demonstração do estado da arte da teoria e da prática das TCCs no Brasil. ... A obra oferece também informação atualizada sobre os avanços das TCCs, bem como dos seus variados modelos e de suas aplicações em diversos contextos. Os autores são reconhecidos em suas áreas de atuação, assim como as organizadoras, Margareth da Silva Oliveira e Ilana Andretta, sempre empenhadas em oferecer o que há de melhor na literatura cognitivo-comportamental. Este livro é recomendado a professores e pesquisadores na área das TCCs, assim como a graduandos e profissionais de saúde. Do Prefácio Eliane Mary de Oliveira Falcone Docento do programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-Uerj).
Sumário:
1. Antecedentes históricos e filosóficos das terapias cognitivo-comportamentais
Milton José Cazassa, Emanueli Ribeiro Benetton, Margareth da Silva Oliveira e Ilana Andretta
2. As terapias cognitivo-comportamentais na prática da psicologia baseada em evidências: resultados e desafios clínicos e acadêmicos
Tamara Melnik
3. A ênfase comportamental na prática clínica: contribuições e reflexões críticas para os psicoterapeutas
Angela Donato Oliva e Luisa Braga Pereira
4. Modelo cognitivo na terapia cognitivo-comportamental
Ilana Andretta, Isadora Rossa, Emanueli Ribeiro Benetton e Bianca Ledur
5. Terapia focada em esquemas
Margareth da Silva Oliveira, Felipe Gonçalves Ferronatto e Júlio César de Souza Ribeiro
6. Terapia da aceitação e compromisso: caminho para a experiência de uma vida plena e significativa
Ana Cristina Garcia Dias
7. Modelo da terapia comportamental dialética
Kátia Beal, Roberta Borghetti Alves e Wilson Vieira Melo
8. Terapia focada na compaixão
Maria Amélia Penido Sampaio e Francisco Leal Ximenes Souza
9. Terapia cognitiva processual
Irismar Reis de Oliveira, Michella Lopes Velasquez e Renata Vieira
10. Avaliação psicológica na clínica cognitivo-comportamental
Fernanda Machado Lopes, Tatiana Araújo Bertulino da Silva, Antônio Gabriel Araújo Pimentel de Medeiros e Suely de Melo Santana
11. Conceitualização cognitiva
Fernanda Pasquoto de Souza, Camilla Volpato Broering, Paulo Renato Vitória Calheiros e Fabio Biasotto Feitosa
12. Terapia cognitivo-comportamental para transtornos psicóticos
Ricardo Franzin
13. Terapia cognitivo-comportamental para os transtornos depressivos Viviane Cristina Janoni França, Patrícia de Cássia Carvalho Campos e Maycoln Leôni Martins Teodoro
14. Intervenções psicossociais baseadas em evidências para o tratamento de pessoas com o diagnóstico de transtorno bipolar
Luciano Dias de Mattos Souza, Karen Jansen, Pamela Espírito Santo Cardoso e Taiane de Azevedo Cardoso
15. Terapia cognitivo-comportamental para uso de substâncias
Laisa Marcorela Andreoli Sartes, Larissa Fernanda de Almeida, Davi Italo Souza Barbosa da Silva e Suely de Melo Santana
16. Terapias cognitivo-comportamentais para o tratamento da compulsão alimentar
Raquel de Melo Boff, Martha Wallig Brusius Ludwig, Ana Maria Pandolfo Feoli e Margareth da Silva Oliveira
17. Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizada
Marcia Fortes Wagner, Fabio Biasotto Feitosa, Paulo Renato Calheiros e Ana Cristina Garcia Dias