Psicologia, Desenvolvimento Humano e Marxismo - Liev Semiónovitch Vigotski
Código/SKU: Hogrefe
R$ 126,50 R$ 101,20
1x de R$ 101,20 sem juros nos cartões
- Sem impostos: R$ 101,20
- Disponibilidade: 4
AUTORES: Priscila Marques; Gisele Toassa
SINOPSE
Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934) é o psicólogo soviético mais popular do mundo. Apesar disso, diversas facetas de sua obra permanecem desconhecidas ou pouco exploradas, mercê de uma ampla contribuição que chega a 282 textos, entre livros, artigos, estenogramas de conferências e outras produções. Seu firme compromisso com o “refazimento socialista do ser humano” atravessou o campo estritamente acadêmico para envolver também propostas para elaboração de políticas públicas, manuais de formação de professores de educação básica, resenhas jornalísticas, entre outras, em um estilo que variou da sobriedade erudita à ironia cáustica, embora nunca despida de empatia para com o sentido presente nas obras criticadas.
Esta antologia procura destacar o fio condutor que une as reflexões vigotskianas sobre a natureza e os métodos da psicologia ao compromisso ético-político do autor. Sem ceder terreno ao proselitismo, Vigotski aborda os estudos do desenvolvimento humano no contexto soviético problematizando as dificuldades (e mesmo impropriedades) características da importação acrítica de teorias ocidentais por países “atrasados”. Sete dos dez textos que compõem o presente volume estão sendo publicados pela primeira vez em língua portuguesa, e os demais ganham sua primeira tradução direta do russo.
SUMÁRIO
Introdução
Cronologia
1 A consciência como problema da psicologia do comportamento (1925)
2 A ciência psicológica (1928)
3 Aulas de psicologia do desenvolvimento (1928)
4 Sobre o plano de trabalho de investigação científica a respeito da pedologia das minorias nacionais (1929)
5 O refazimento socialista do ser humano (1930)
6 Sobre os sistemas psicológicos (1930)
7 Sobre o problema da psicologia da esquizofrenia (1933)
8 O fascismo na psiconeurologia (1934)
9 Sobre a questão do desenvolvimento dos conceitos científicos na idade escolar: experiência de construção de uma hipótese de trabalho (1934)
10 O problema do desenvolvimento e da desagregação das funções psíquicas superiores (1934)