Educação no Século XXI - Inteligência, Pensamento Crítico e Criatividade
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ORGANIZADORES: Instituto Ayrton Sennna, Ricardo Primi, Tatiana de Cassia Nakano, Kevin McGrew e Joel Schneider
SINOPSE:
A criatividade e o pensamento crítico têm sido indicados como competências altamente requeridas nas atuais demandas do século XXI. Diferentes entidades, como o Fórum Econômico Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), elencam essas competências como essenciais para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, e conectadas à resolução de problemas complexos, como os ambientais, sociais e econômicos no mundo. Neste livro, abordamos as temáticas da criatividade e do pensamento crítico, iniciando com uma revisão dos principais modelos psicométricos da inteligência, uma discussão sobre funções executivas e inteligência do ponto de vista neuropsicológico e psicométrico, e uma discussão sobre a maleabilidade da inteligência, considerando aspectos genéticos e estudos experimentais.
A partir dessa fundamentação, revisamos os conceitos de criatividade e pensamento crítico, e abordamos questões atuais sobre sua avaliação. Na sequência, apresentamos uma discussão sobre a relação dessas duas competências com inteligência e outras habilidades do século XXI. O livro se encerra com a apresentação de propostas sobre o monitoramento dessas competências no contexto escolar, em larga escala, do ponto de vista da avaliação formativa.
Prefácio
Viviane Senna
Uma educação transformadora é aquela que busca desenvolver crianças e jovens de modo integral para que realizem todo seu potencial de forma autônoma e protagonista. Envolve fornecer insumos e prepará-los para intervir na sua realidade, sendo capazes, por exemplo, de solucionar problemas, inovar, refletir e analisar informações para tomar decisões bem fundamentadas. Para que esse ideal se concretize para todos os estudantes, em conjunto com a mitigação dos desafios atuais da educação brasileira, é imprescindível que sejam implementadas políticas públicas bem-informadas, com base em evidências. Mas como podemos contribuir e influir para que as políticas públicas se edifiquem sobre essas premissas?
Sumário
1. Inteligência: como é concebida com base nos modelos psicométricos?
Ricardo Primi, Viviane Senna, Kevin McGrew, Joel Schneider, Tatiana de Cássia Nakano e Natália Martins Dias
2. Funções executivas e inteligência: possíveis articulações entre neuropsicologia e psicometria
Ricardo Primi, Natália Martins Dias, Tatiana de Cássia Nakano e Rauni Jandé Roama Alves
3. Maleabilidade da inteligência: estudos da genética comportamental
Ricardo Primi 4. Revisão teórica e conceitual sobre pensamento crítico
Amanda R. Franco, Leandro da Silva Almeida, Tatiana de Cássia Nakano e Ricardo Primi
5. Revisão de modelos de criatividade
Tatiana de Cássia Nakano, Ricardo Primi e Priscila Zaia Tatiana de Cássia Nakano, Ricardo Primi
7. Recomendações para um sistema de avaliação educacional para monitoramento em larga escala
Ricardo Primi, Kevin McGrew e Joel Schneider
8. Uma proposta de definição operacional para a avaliação formativa de criatividade e pensamento crítico
Ricardo Primi, Rodrigo Travitzki, Alexandre Jaloto, Alexandre Peres, Karina da Silva Oliveira, Priscila Zaia, José Maurício Haas Bueno, Cynthia Sanches de Oliveira, Danielly de Souza Oliveira, Ana Carolina Zuanazzi, Karen Cristine Teixeira e Tatiana de Cássia Nakano Anexos I e II