AUTORAS: Carmem Beatriz Neufeld , Janaína Bianca Barletta
SINOPSE:
Organizado por Carmem Beatriz Neufeld e Janaína Bianca Barletta, este livro representa um avanço na literatura sobre supervisão e treinamento em psicologia. Contextualizado à realidade brasileira, o livro aborda a formação de alunos e professores e estratégias de treinamento que utilizam as mais atuais tecnologias, incluindo a gamificação e o uso da internet. Nenhum desses avanços tecnológicos, no entanto, seria suficiente na ausência de uma aliança de aprendizagem, que também é cuidadosamente considerada pelos autores. Assim, os capítulos sobre supervisão se debruçam tanto sobre as micro-habilidades de desenvolvimento e avaliação de um relacionamento de supervisão como sobre o nível macro de organização de um programa de supervisão clínica de terapia cognitivo-comportamental, os aspectos específicos da supervisão em grupo e questões de diversidade e cultura.
SUMÁRIO
Apresentação
PARTE I - Ensino e formação docente em psicologia baseada em evidências
Capítulo 1. Metodologias ativas no ensino e na aprendizagem para a formação em psicologia
Capítulo 2. Tecnologias da informação e comunicação no processo de atenção à saúde e no ensino-aprendizagem na formação em psicologia
Capítulo 3. A formação do terapeuta cognitivo-comportamental em nível lato sensu
Capítulo 4. Escape room: experiência de treinamento de terapeutas com uso do jogo
Capítulo 5. Formação como docente e supervisor em psicologia: Desafios e possibilidades
Capítulo 6. Estabelecendo relações educativas no processo de formação em psicologia
Capítulo 7. Simulação e telessimulação como estratégia para treinamento de psicoterapia
PARTE II - Supervisão clínica baseada em evidências
Capítulo 8. Supervisão baseada em casos versus em competências: O equilíbrio entre o ideal e o real
Capítulo 9. Pressupostos e instrumentos da avaliação de competências em supervisão clínica
Capítulo 10. Supervisão clínica e suas possíveis consequências indesejadas
Capítulo 11. Gestão como competência do supervisor clínico: Organização, sistematização, planejamento e gerenciamento de programa de supervisão em terapia cognitivo-comportamental
Capítulo 12. Supervisão em TCC no formato grupal: O que podemos aprender com os fatores de grupo?
Capítulo 13. Aspectos culturais na supervisão e treinamento: Desenvolvendo competências para abordar gênero e sexualidade
Capítulo 14. Supervisão da supervisão ou metassupervisão: Atividade essencial para a preparação e a lapidação do supervisor clínico
PARTE III - Supervisão baseada em evidências em diferentes contextos da formação em psicologia
Capítulo 15. Supervisão em psicologia na saúde pública: Do estágio curricular à residência multiprofissional na atenção primária
Capítulo 16. Supervisão na área educacional: Pressupostos e experiências
Capítulo 17. Fabiana Maris Versuti, Luciana Carla dos Santos Elias, Eliza França e Silva, Patricia Oliveira de Lima Bento
Capítulo 18. Supervisão na área de psicologia organizacional e do trabalho baseada em evidências
Capítulo 19. Supervisão em psicologia da saúde
Capítulo 20. A prática da supervisão em neuropsicologia
Capítulo 21. Supervisão em pesquisa: O que há de relevante?
Índice
Apêndice 1. Exemplo de da versão brasileira da CTS-R