Autores: Zilanda P. de Souza ; Rodrigo Albuquerque
Sinopse:
É uma obra produzida por profissionais da educação, que, através da prática da avaliação cognitiva, visa a apontar os benefícios que as fundamentações da neurociência podem oferecer para a educação escolar.
A obra trata do processo de aprendizagem e, mais especificamente, da inclusão escolar, nos diversos contextos de alterações no neurodesenvolvimento e de funcionamento atípico, como um caminho que precisa partir do sujeito, bem como do seu funcionamento e da sua estrutura cognitiva.
Como isso seria possível? Através da avaliação e da estruturação de um perfil cognitivo, a partir de ferramentas validadas e padronizadas.
Os autores enriquecem a obra trazendo a diversidade de estruturas cognitivas que permeiam as salas de aula, instigam, a partir de dados de pesquisa, o pensar e o refletir sobre as práticas pedagógicas, as intervenções e os processos inclusivos. Ou seja, apontam para um processo de inclusão baseado em evidência científica, com vistas a instrumentalizar os profissionais de ensino quanto a procedimentos escolares apoiados na estrutura cognitiva do sujeito.
A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA NA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA MUITO ALÉM DO LAUDO transforma o olhar da escola, amplia o lugar dos profissionais da educação, e valoriza e considera a estrutura cognitiva da criança e do adolescente.
O leitor, sem dúvida, vai se beneficiar das abordagens, das narrativas dos casos, e dos dados e das análises produzidas para uma melhor estruturação do ensino na sala de aula inclusiva e dos processos de intervenção nos espaços psicopedagógicos e neuropsicopedagógicos.