AUTORES: Rosália Alvim Saraiva, Sônia Maria Pallaoro Moojen, Roberta Munarski, Hosana Alves Gonçalves
FINALIDADE: O Teste Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos é um instrumento que avalia diferentes processos subjacentes à capacidade de compreender textos informativos. É um instrumento muito útil para profissionais da psicopedagogia, da neuropsicologia, da fonoaudiologia e da educação, que necessitam caracterizar o padrão de leitura em diferentes faixas etárias (compreensão, fluência e aspectos subsidiários).
Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos nasceu em 2016 a primeira edição do teste, em 2009 devido a alta procura pelo teste se fez necessário a 2ª Edição. Em 2015 a 3ª foi idealizada, foram realizadas novas pesquisas para atualização do teste e publicação em 2020.
AS MELHORIAS IMPLEMENTADAS NA 3ª EDIÇÃO FORAM:
• A organização das estruturas textuais foi revisada
• Alguns textos foram substituídos com temas mais atualizados
• Capítulo foi acrescentado com os pressupostos teóricos
• Os mapas textuais (esquemas) foram ampliados
• O item Ideias dos Parágrafos foi removido
• As perguntas foram elaboradas em 3 níveis com às possíveis respostas dos leitores;
• Listas de proposições dos textos foram acrescentadas;
• A avaliação da compreensão foi ampliada
• O Protocolo de Registro da Avaliação foi reorganizado
PÚBLICO-ALVO: Crianças a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até idade adulta.
APLICAÇÃO: Individual, com tempo aproximado de 20 minutos.
MATERIAL:
- 1 Livro de instruções (manual)
- Protocolo de registro e avaliação
- Conj. c/ 18 cartões com textos expositivos