R$ 55,00
1x de R$ 55,00 sem juros nos cartões
- Sem impostos: R$ 55,00
- Disponibilidade: 1
AUTORES: Claudia Lopes Carvalho / Wellington da Cruz Souza
SINOPSE:
Este material pode ser utilizado em atividades para estimulação das habilidades pragmáticas, fala, compreensão e expressão da linguagem oral e escrita.
Aplicabilidade do material:
Deficiência Intelectual
Autismo
Dificuldade de Aprendizagem
Transtorno do Processamento Auditivo Central
Doenças neurológicas adquiridas
Déficit na compreensão e produção da prosódia (Disprosódia)
Benefícios do uso deste material
Estimular a produção oral.
Aperfeiçoar a compreensão intencional do discurso oral.
Melhorar a percepção das diferentes variações prosódicas.
Aprimorar as habilidades pragmáticas, ajustando as expressões linguísticas de acordo com as emoções.
Estimular o processamento atencional.
Habilitar/reabilitar a memória operacional (alça fonológica).
Metodologia
1ª etapa: É selecionada uma carta (frase) que deve ser lida pelo mediador ou pelo participante em voz alta. Após a leitura da carta, o mediador pede para o participante selecionar umas das cartas emojis que estão dispostas sobre a mesa com a face da carta para baixo.
Com o emoji selecionado, o participante deve emitir a mesma frase usando de maneira adequada a sua prosódia. (ex.: raiva - alegria - surpresa).
Frases interrogativas, usa-se todos os emojis;
Afirmativas e optativas, utilizar somente os emojis correspondentes à tristeza, alegria e raiva;
Negativas, usar os emojis - tristeza - surpresa - raiva.
2ª etapa: Utiliza-se os emojis correspondentes a cada tipo de frase. Os emojis devem estar dispostos sobre a mesa. O mediador deve selecionar uma frase, ler em voz alta com ênfase e solicitar para que o participante diga qual é o emoji que melhor se aplica ao que foi ouvido.
Nesta etapa é importante deixar os emojis separados de acordo com os tipos de frases como na etapa 1.
As etapas, os tipos de frases e emojis podem ser realizados separadamente de acordo com o objetivo do mediador e a necessidade do participante.
Observação: O mediador pode separar previamente as frases e usá-las de acordo com a dificuldade/habilidade do indivíduo (extensão das frases).
MATERIAL:
60 cartas classificadas em blocos coloridos. Cada bloco contém 15 frases: interrogativas, afirmativas, negativas e optativas.
4 cartas emojis – figuras representando a expressividade das emoções em palavras.