AUTORAS: Denise Gomes / Suelen Salles
SINOPSE:
O jogo busca estimular cognitivamente a superação das dificuldades escolares, a partir das emoções essenciais da criança, como alegria, tranquilidade, medo e tristeza... Além disso, outras áreas serão trabalhadas, como a comunicação verbal, a atenção, a concentração e a interação social.
como jogar? A proposta do Jogo é permitir que as crianças aprendem brincando! Ele ajuda a criança a superar as dificuldades ligadas à discalculia, dislexia e disgrafia. Exercita de modo prático, estimulando a criatividade. Nesse jogo até mesmo quem perde, sai ganhando. Composto por 01 tabuleiro, 04 peões, 01 dado, 54 cartas (divididas por dificuldades ou transtornos: discalculia, dislexia e disgrafia), 4 cartas de “como eu me sinto” que devem ser retiradas quando “cair na casa sinalizada” e a proposta é lidar com emoções como medo, tristeza, tranquilidade e alegria. Entende-se que essas emoções estão presentes no processo de aprendizado e merecem ser trabalhadas. A quantidade de movimentos realizados será de acordo com o número sorteado no dado. O jogo é para aprender e se divertir jogando!
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) a prevalência de transtornos de aprendizagem é de 5 a 15% entre crianças em idade escolar. É um número imenso e as opções disponíveis no mercado não contemplam os 3 transtornos abordados no jogo, nem trabalham com as emoções presentes nesse processo.
PÚBLICO-ALVO: + de 5 anos
MATERIAL:
01 tabuleiro, 04 Peões, 01 Dado, 54 Cartas (divididas por dificuldades ou transtornos - Discalculia, Dislexia e Disgrafia) e 04 Cartas de "Como Eu Me Sinto"