Autora: Luciana Tisser
Área de avaliação: Infantil
Finalidade: O Baralho do TDAH é uma excelente ferramenta de psicoeducação, automonitoramento, treino para solução de problemas e reestruturação do sistema de crenças. Tem como objetivo auxiliar familiares e pacientes a compreender os sintomas e prejuízos do transtorno, desfazendo rótulos prévios que frequentemente os acompanham. Através deste instrumento, as crianças e os adolescentes têm a possibilidade de monitorar o seu comportamento e avaliá-lo para desenvolver atitudes mais assertivas. Com isto, possibilita aos pacientes uma identificação mais adequada para soluções de problemas. Por meio dele, também é possível trabalhar a reestruturação do sistema de crenças, intervindo assim na autoestima de crianças e adolescentes.
O terapeuta poderá utilizá-lo para auxiliar no trabalho clínico do TDAH, possibilitando a identificação das distorções dos pensamentos e na reestruturação cognitiva. O Baralho aborda os principais sintomas e situações que geralmente estão presentes e prejudicam o funcionamento das crianças e adolescentes diagnosticados com TDAH.
População: Crianças e adolescentes.
Formas de aplicação: Individual.
Tempo de aplicação: Não existe limite de tempo.
Material:
- 1 Cartão Psicoeducação
- 2 Cartões Tríade Cognitiva
- 8 Cartas com Sintomas Meninos
- 8 Cartas com Sintomas Meninas
- 10 Cartas com Situações Meninos
- 10 Cartas com Situações Meninas
O Baralho do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade dispõe de formulários digitais
Tema |
Características |
TDAH |