INSTRUMENTO RESTRITO À PSICÓLOGOS (Liberação de compra sujeita à análise do CRP).
ESCALA BRASILEIRA DE BURNOUT
PÚBLICO-ALVO: PESSOAS DE 18 A 68 ANOS
AUTORES: Hugo Ferrari Cardoso; Makilim Nunes Baptista
A Escala Brasileira de Burnout (EBBurn) mensura o quanto os trabalhadores percebem os indicadores de exaustão emocional (esgotamento e indisposição) e frustração profissional na execução de suas atividades laborais, bem como o quanto se interessam por auxiliar e manter relações positivas com os demais trabalhadores, lideranças e clientes a que atendem em seu dia a dia profissional.
DIFERENCIAIS:
É uma escala com adequada mensuração dos indicadores psíquicos e comportamentais do burnout, segundo classificação da CID-11. Auxilia no monitoramento de sintomas de estresse crônico nas organizações, possibilitando a prevenção de adoecimentos e afastamentos e a promoção da saúde mental.
CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO:
A EBBurn pode ser usada por psicólogos que estejam atuando nas organizações de trabalho para mensurar a saúde mental ou realizar uma avaliação psicossocial. Também pode ser usada por profissionais que estejam atuando na psicologia clínica ou mesmo em outros ramos da psicologia que necessitem da avaliação deste construto.
Em suma, o profissional de psicologia poderá utilizar a EBBurn nas situações em que o foco das avaliações e intervenções esteja associado à relação de seus clientes com o ambiente de trabalho, sobretudo com foco na saúde mental.
APLICAÇÃO: A EBBurn pode ser aplicada tanto individual quanto coletivamente, no formato lápis e papel (presencialmente) ou on-line. Estima-se que a aplicação leve em torno de 15 minutos.
MATERIAL:
- 1 Bloco de respostas com 25 folhas