PÚBLICO-ALVO
Profissionais e estudantes da saúde, assistência social, segurança, justiça e educação.
OBJETIVO
Apresentar subsídios teóricos e práticos para identificação, acolhimento, notificação e encaminhamentos de casos de violência doméstica e familiar, envolvendo crianças, adolescentes, população LGBT e idosos.
PROGRAMA
O curso é dividido em quatro módulos:
Módulo I - Violência contra crianças e adolescentes
Módulo II - Violência contra mulher por parceiro íntimo
Módulo III - ViolênciacontrapopulaçãoLGBT
Módulo IV - Violência contra idosos
Em cada um dos módulos serão abordados os seguintes tópicos:
Identificação dos casos
Acolhimento
Notificação
Encaminhamentos
CARGA HORÁRIA
16 horas*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
MINISTRANTES
Ma. Júlia Carvalho Zamora (CRP07/26709)
Doutoranda em Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui mestrado e graduação em Psicologia pela mesma instituição. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. É membro do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Rio Grande do Sul. Especialista em Terapias Comportamentais Contextuais no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI).Também atua como psicóloga clínica em consultório com base na abordagem cognitivo-comportamental e como supervisora clínica.
Dr. Jean Von Hohendorff
Professor do programa de pós-graduação em Psicologia da IMED Passo Fundo, onde coordena o grupo de pesquisa VIA-Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de proteção e de atendimento). Editor-chefe da Revista de Psicologia da IMED e associado da Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB). É psicólogo, mestre e doutor em Psicologia pela UFGRS com estágio de pós-doutorado na mesma instituição. Realizou estágio doutoral na University of Alabama School of Social Work. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão com os seguintes temas: situações de risco, violência contra crianças e adolescentes e atuação das redes de proteção e de atendimento para crianças e adolescentes. Autor de artigos, capítulos e livros sobre violência contra crianças e adolescentes, bem como professor de diversos cursos de capacitação para profissionais das redes de proteção e de atendimento.
Dra. Priscila Lawrenz
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (2009-2014). Atuou como bolsista de iniciação científica CNPq-Balcão (2010-2012) e PIBIC-CNPq (2012-2014) no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (Geapsa/PPGPsicologia/Unisinos). Realizou Mestrado (2015-2017) e Doutorado (2017-2021) como bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Harvard T.H. Chan School of Public Health com bolsa CAPES (2020). É vinculada ao Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC/PPG Psicologia/PUCRS). Realiza especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na PUCRS(2020-2022). Principais áreas de interesse: desenvolvimento humano; violência; maus-tratos contra as crianças; estresse de minoria; orientação sexual; gênero; implementação e avaliação de intervenções.
Dr. Ludgleydson Fernandes de Araújo
Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha) com período sanduíche na Universitàdi Bologna (Itália), Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade de Granada (Espanha), Mestre em Psicologia Social e Especialista em Gerontologia pela UFPB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba(UFDPar). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) pelo CNPq.
DADOS DE ACESSO
Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de vídeo aulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.
**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 02 anos.
***Curso totalmente on-line:
Após a confirmação da inscrição, em até 01 dia útil o aluno receberá um e-mail automático de confirmação da inscrição e informações iniciais, como link, login e senha para acessar a Plataforma EAD.
É importante que o aluno verifique também sua caixa de Spam/Lixo Eletrônico; Observando que passará a contar somente após a confirmação do pagamento e da autenticidade de seus dados.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.