EAD - Avaliação psicológica de idosos: como planejar e executar
Código/SKU: VETOR
R$ 279,00 R$ 223,20
2x de R$ 111,60 sem juros nos cartões
- Sem impostos: R$ 223,20
- Disponibilidade: 10
OBJETIVOS
Apresentar aspectos teóricos e algumas habilidades profissionais importantes para a avaliação psicológica de idosos, bem como os motivos mais frequentes para buscarem avaliação psicológica para idosos no Brasil. Além disso, busca capacitar os cursistas para cuidados específicos requeridos ao avaliar pessoas idosas, apresenta os instrumentos mais utilizados para avaliar idosos no Brasil em diversos aspectos e pontos relevantes para a montagem do laudo e da entrevista de devolução dos resultados da avaliação.
CARGA HORÁRIA
5 horas
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos e estudantes de psicologia a partir do 4° semestre
PROGRAMA:
1. Contextualização sobre envelhecer e o envelhecimento populacional
2. Contextualização sobre as mudanças do paradigma sobre o envelhecer
3. Aspectos mais frequentes para avaliação de idosos brasileiros (comunitários e institucionalizados)
4. Cuidados específicos para planejar a avaliação de idosos
5. Sensibilizar a percepção das(os) profissionais para representações sociais e crenças idadistas
6. Aspectos relevantes para pensar a entrevista com os idosos e a participação de informantes externos durante a avaliação
8. Aspectos relevantes ao escolher instrumentos para avaliação de idosos
9. Instrumentos disponíveis e de uso frequente e para avaliação de idosos no Brasil
10. Cuidados com a montagem dos laudos e realização das entrevistas de devolução dos achados
11. Exemplo de avaliação psicológica em contexto de Instituição de Longa Permanência para Idosos
Módulo 1: Contextualização do envelhecimento
Este módulo apresenta as estatísticas de aumento da população idosa e aspectos relevantes para compreender o envelhecer e as representações sociais sobre idosos e o envelhecimento.
Módulo 2: Preparação para avaliação psicológica de idosos
Este módulo apresenta os principais aspectos avaliados em idosos no Brasil. Além disso, aborda pontos importantes a considerar para planejar a avaliação de pessoas idosas, entre eles as possíveis fontes de informação e o potencial de incluir a independência funcionalentre os demais aspectos avaliados.
Módulo 3: Entrevista
Este módulo foca no papel da entrevista na avaliação psicológica de idosos, nos pontos importantes para compor o roteiro da entrevista e cuidados que podem auxiliar o avaliador a obter informações úteis para sua tomada de decisões.
Módulo 4: Instrumentos de avaliação
Este módulo aborda as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia sobre uso de instrumentos durante a avaliação psicológica e pontos importantes a considerar nos testes psicológicos existentes antes de escolhê-los para avaliar pessoas idosas. Além disso, apresenta alguns dos instrumentos mais utilizados para avaliação de idosos em contexto brasileiro.
Módulo 5: Montagem do laudo e da entrevista de devolução
Este módulo aborda os pontos definidos pelo Conselho Federal de Psicologia sobre a montagem de laudos e itens importantes para a entrevista de devolução dos resultados.
Módulo 6: Exemplo de avaliação psicológica
Este módulo aborda o exemplo de avaliação psicológica em contexto de Instituição de Longa Permanência para Idosos.
Ministrante
Psicóloga Drª Sabrina Martins Barroso - Psicóloga (2004) pela Universidade Federal de São João Del Rei., mestre em Psicologia (2006) e doutora em Saúde Pública (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Desenvolvimento Humano (2005), Avaliação Psicológica (2021) e Terapia Cognitivo-comportamental (2022). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista Produtividade do CNPq.
Autora/organizadora de diversos livros nas áreas de Avaliação Psicológica, Saúde Mental, Intervenção em abordagem Cognitivo-Comportamental e Pesquisa em Psicologia, além de dezenas de capítulos de livro e artigos científicos sobre tais temas. Autora dos materiais para intervenção clínica: Memorex, para treino cognitivo de idosos; Jogo da Resiliência; Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes; Baralho das emoções: representação e psicoeducação para adultos e idosos; Cards Intimidade e sexualidade na maturidade: 100 perguntas para a clínica com idosos, Baralho de vivências e reações a violência/bullying na escola e Baralho de Temas sobre Adoção. Criadora do site/sistema Psicologia na Prática (www.psicologianapratica.com).
Tema | |
Restrito | sim |