O instrumento é multidimensional e, na versão infantojuvenil, são avaliadas estratégias de regulação emocional associadas a paralisação, pessimismo e adequadas.
A Escala foi construída no Brasil, com itens pensados para o processo avaliativo da população brasileira. O instrumento pode ser utilizado para diferentes populações e contextos, bem como permitem um formato de aplicação individual e de larga escala. Caracteriza-se como uma ferramenta de rápido preenchimento e permite correção tanto manual quanto informatizada.
PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.
FORMA DE APLICAÇÃO: O processo de aplicação acontece de forma autoadministrativa e pode ser realizado de maneira individual ou coletiva. Os itens podem ser respondidos diretamente pelos usuários do instrumento, bem como recomenda-se uma avaliação acompanhada da leitura do aplicador caso seja identificada a necessidade de auxílio.
Deste modo, deve-se considerar que o usuário respondeu todas as questões, sem exceção, e pode ser realizada apenas no formato lápis e papel exclusivamente de forma presencial. Estima-se que o procedimento completo de aplicação seja de 10 a 20 minutos, embora não exista um tempo mínimo ou máximo para este procedimento.
CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO: O instrumento é restrito à utilização por psicólogos e psicólogas e pode ser utilizado em diferentes contextos e diversas áreas, tais como clínica/saúde, escolar/educacional, organizacional/do trabalho, jurídica, esporte, psicopedagogia e neuropsicologia.
Sabe-se que a desregulação emocional está relacionada a diferentes transtornos mentais e de personalidade relacionados ao humor (e.g., depressão, distimia), bem como a fenômenos humanos de relevância em saúde pública (e.g., comportamento suicida), demonstrando, assim, importante avaliação de estratégias de enfrentamento de eventos que geram tristeza.
AVALIAÇÃO: O processo de avaliação da EDE-IJ pode ser feita presencialmente no formato lápis e papel e de forma automática pela plataforma VOL Vetor Online.
Existem quatro faixas de interpretação: baixo, médio-baixo, médio-alto e alto, podendo serem interpretadas como baixa desregulação emocional (estratégias mais saudáveis frente a eventos tristes), moderada desregulação emocional (o sucesso para a regulação das emoções nem sempre é realizado de maneira saudável ou consistente) e, por fim, alta desregulação emocional (pessoas possuem grande dificuldade para regular suas emoções e fazem uso de estratégias disfuncionais).
MATERIAL:
- 1 Livro de instruções (manual)
- 1 Livro de Aplicação versão infantojuvenil (25 folhas)
*POSSUI CORREÇÃO INFORMATIZADA*